Reich,
A PSICOTERAPIA REICHIANA COMO MÉTODO PSICOTERAPEUTICO
Wilhelm Reich (1897-1957). Um dos alunos de Freud seguiu seu próprio caminho desenvolvendo o método que hoje chamamos comumente de psicoterapia corporal, e, de maneira mais técnica, vegetoterapia caracteroanalitica. Esta metodologia tem como objetivo principal devolver ao organismo sua capacidade auto-reguladora, através de movimentos (actings) sobre a musculatura, que tocam o sistema nervoso. Assim, são reavivadas e maturadas as dificuldades vividas no decorrer do desenvolvimento psicoafetivo. Além dos actings (movimentos), utilizamos a massagem, a leitura corporal, o diagnóstico clínico e energético, análise de conteúdos verbais e projeto terapêutico.
O resultado esperado para a finalização do processo é a recuperação do prazer de viver (maturidade genital), da possibilidade de dar conta de nossa vida (autonomia social) e principalmente de viver com criatividade e alegria.
O homem, para W. Reich, não é o ápice da pirâmide, mas o ser da natureza onde se concentra a maior complexidade que conhecemos. E esta natureza complexa do homem muitas vezes fica bloqueada e sem saída originando os distúrbios de saúde sejam biológicos, psíquicos e/ou sociais.
Reich sugere que "olhemos com honestidade para nós mesmos e que assumamos responsabilidade por nossas vidas e pelo grande potencial ainda não utilizado que está no fundo da natureza humana".